Blog

Três cuidados que vão te ajudar a prevenir a dor lombar

No final de 2019, antes da pandemia da COVID 19, o Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) revelou um aumento de 6% no volume de afastamento do trabalhador por problemas de saúde, sendo que a lombalgia foi a principal causa.

Este crescimento também é percebido no consultório médico com a quantidade de pacientes com queixas relacionadas à famosa “dor nas costas”. 

Um levantamento de peso de maneira inadequada, a postura incorreta para trabalhar, executar tarefas ou dormir – são vários os fatores que podem gerar uma lesão na região inferior da coluna vertebral.

Entre os sintomas mais comuns, podemos destacar:

  • Dor que se inicia de maneira súbita na região lombar;
  • Irradiação ocasional da dor para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos;
  • A dor nas costas é pior que a das coxas;
  • A dor se agrava com o movimento, ao sentar-se, levantar objetos ou inclinar-se;
  • A dor é aliviada com o repouso e calor;
  • Há antecedentes de fatores psicológicos e laborais estressantes;
  • Em alguns casos, existe antecedente de lesão mecânica ou história de trauma (com ou sem fratura)

A intensidade da dor lombar, bem como seu tempo de duração, pode variar. Pode ser uma dor aguda que se resolve em poucos dias, ou evoluir para uma dor crônica, que acompanha o paciente por meses. Por isso, é importante buscar um diagnóstico e tratamento adequado, e ter sempre alguns cuidados para prevenir. 

Saiba como prevenir a dor lombar 

1 – Peso corporal: O excesso de peso contribui com o sobrecarga, má postura e ocorrência de lesões musculoesqueléticas. Procure alimentação saudável e balanceada;

2 – Exercício físico: A prática de exercícios físicos regulares traz muitos benefícios, como longevidade, ajuda a controlar o peso, mantém ossos, articulações e músculos saudáveis e melhora a circulação. Sempre com todos os cuidados que a pandemia exige;

3 – Cuidados posturais: Esteja atento a sua postura, mantendo a coluna reta e cuidando ao executar tarefas. Busque um ambiente ergonomicamente correto para trabalhar –  principalmente em home office.

Estes três cuidados são fundamentais para que tenha uma boa qualidade de vida e aumentem a sua imunidade. E sempre que sentir alguma dor, procure um especialista.

 

Compartilhar
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Veja Também