A Dor Crônica afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Ela se caracteriza, principalmente, por ser uma dor que persiste por mais de três meses, gerando incômodo, limitações e sofrimento ao dia a dia do paciente.
Confira abaixo algumas informações que vão ajudá-lo a entender a Dor Crônica, como é seu diagnóstico e opções de tratamento.
Importante: Este conteúdo tem cunho informativo e não substitui a consulta médica. Ao suspeitar de uma doença converse com um profissional de confiança.
O que é a Dor Crônica?
Como define a American Society of Anesthesiologists é uma dor episódica ou persistente com duração ou intensidade que comprometa a qualidade de vida do paciente relacionada a todas as causas não oncológicas. O padrão de tempo é por mais de 3 meses, associado a estresse emocional e/ou importante comprometimento funcional que não pode ser explicado por outra condição crônica.
Dor crônica trata-se de uma patologia frequente, em muitas vezes não tratada adequadamente, é uma queixa de extrema importância uma vez que causa prejuízos na qualidade de vida e também representa fator de risco independente de mortalidade.
Conviver com a dor não precisa ser a sua única opção.
Como diagnosticar a Dor Crônica
O diagnóstico requer uma consulta onde se possa avaliar os sinais e sintomas de maneira aprofundada.
Alguns fatores que preenchem um correto protocolo para o exato tratamento incluem:
- Atividades diárias;
- Qualidade de vida;
- Padrão do sono;
- Ambiente laboral;
- Vida social e familiar;
- Perfil emocional;
O exame físico aprofundado também é fator fundamental para uma correta abordagem na dor crônica. Além disso, podem ser necessários exames complementares como: raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea que poderão dar um bom direcionamento ao tratamento.
O tratamento tem como objetivo diminuir a intensidade da dor, melhorando a qualidade de vida e fazer uma profilaxia das complicações através de uma abordagem multidisciplinar.
As terapias envolvem medicamentos com diferentes tipos de drogas e o não medicamentoso como abordagem psicossomática, terapias relaxantes e medicina intervencionista.
Tratamento para Dor Crônica em Joinville, Santa Catarina
Dr. Carlos Maçaneiro é médico ortopedista com atendimento voltado para procedimentos de diagnóstico e tratamento da dor, no cuidado de crianças, adultos e idosos.
Entre em contato para saber mais.
