A Dor Crônica afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Ela se caracteriza, principalmente, por ser uma dor que persiste por mais de três meses, gerando incômodo, limitações e sofrimento ao dia a dia do paciente.

Confira abaixo algumas informações que vão ajudá-lo a entender a Dor Crônica, como é seu diagnóstico e opções de tratamento.

O que é a Dor Crônica?

Como define a American Society of Anesthesiologists é uma dor episódica ou persistente com duração ou intensidade que comprometa a qualidade de vida do paciente relacionada a todas as causas não oncológicas. O padrão de tempo é por mais de 3 meses, associado a estresse emocional e/ou importante comprometimento funcional que não pode ser explicado por outra condição crônica.

Dor crônica trata-se de uma patologia frequente, em muitas vezes não tratada adequadamente, é uma queixa de extrema importância uma vez que causa prejuízos na qualidade de vida e também representa fator de risco independente de mortalidade.

Como diagnosticar a Dor Crônica

O diagnóstico requer uma consulta onde se possa avaliar os sinais e sintomas de maneira aprofundada.
Alguns fatores que preenchem um correto protocolo para o exato tratamento incluem:

• Atividades diárias;
  • Qualidade de vida;
  • Padrão do sono;
  • Ambiente laboral;
  • Vida social e familiar;
  • Perfil emocional;

O exame físico aprofundado também é fator fundamental para uma correta abordagem na dor crônica. Além disso, podem ser necessários exames complementares como: raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética e densitometria óssea que poderão dar um bom direcionamento ao tratamento.

O tratamento tem como objetivo diminuir a intensidade da dor, melhorando a qualidade de vida e fazer uma profilaxia das complicações através de uma abordagem multidisciplinar.

As terapias envolvem medicamentos com diferentes tipos de drogas e o não medicamentoso como abordagem psicossomática, terapias relaxantes e medicina intervencionista.

Tratamento para Dor Crônica em Joinville, Santa Catarina