A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) é uma dor muscular que tem como principal sintoma dor local originada de “pontos gatilhos”. Pode ocorrer em diversas regiões do corpo, sendo comum no pescoço, ombros ou cintura.

Confira abaixo algumas informações que vão ajudá-lo a entender a Síndrome Dolorosa Miofascial,Suas causas, sintomas e tratamento.

O que é a Síndrome Dolorosa Miofascial?

É uma dor regional originada de pontos irritáveis conhecidos como “pontos gatilhos” miofasciais localizados em bandas tensas musculares.

Pode ser aguda, quando tem duração inferior a 3 meses, ou crônica, quando persiste por mais de 3 meses. Ocorre também de forma regional/pontual ou disseminada, quando é irradiada por uma região maior do corpo.

É bastante frequente na população em geral, tendo como principais causas alterações posturais, assimetria dos membros inferiores, sedentarismo, anormalidades nutricionais entre outras.

Alguns sinais mais comuns que ajudam a reconhecer a Síndrome Dolorosa Miofascial são:

• Rigidez muscular;
  • Diminuição ou limitação de movimento;
  • Dor ao pressionar o ponto dolorido;
  • Nódulos nos músculos.

Como é o diagnóstico da Síndrome Dolorosa Miofascial?

O diagnóstico é eminentemente clínico, ou seja, baseando-se nas queixas e no correto exame físico. Não existem exames complementares específicos que confirmem a síndrome.

SDM X Fibromialgia: Importante distinguir a Síndrome Dolorosa Miofascial da Fibromialgia. São duas condições que têm a dor aguda ou crônica como sintoma primário, porém, suas causas e tratamento são diferentes.

Como é o tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial?

O tratamento inclui a inativação dos pontos gatilhos musculares com o uso medicamentoso por via oral como analgésicos e antiinflamatórios, relaxantes musculares, terapias de relaxamento e técnicas de agulhamento.

Tratamento para Síndrome Dolorosa Miofascial em Joinville, Santa Catarina